O Grupo Humanitas de Teatro é um centro de pesquisa teatral onde o foco de atenção é o trabalho do ator, sua arte. Aqui vocês vão poder conferir a trajetória desta companhia que, desde 2000, faz história na cidade de Timon - MA.



quarta-feira, 2 de junho de 2010

GRUPO DE TEATRO BAIANO EM TERESINA



A troca de experiências entre atores é uma ferramenta de uso recrudescente no cenário artístico brasileiro. Com esse propósito de renovar-se e renovar, o grupo Oco Teatro Laboratório, da Bahia, viaja o Nordeste promovendo encontros entre profissionais da área e oficinas, além de apresentar dois de seus espetáculos.Depois de visitar Alagoas e Paraíba, a próxima parada do grupo é Teresina com o projeto Clássicos Teatrais no Nordeste. Dentro das atividades que serão desenvolvidas pelos componentes do Oco na cidade, constam três workshops para atores com temáticas abrangentes. A oficina “Tecendo Partituras”, que será ministrada pelo diretor do grupo, Luís Alberto Alonso, trabalhará a expressividade do ator e o desenvolvimento de códigos que expressem a cultura popular a elementos dramáticos da literatura universal. “Energia e expressividade”, como o nome explicita, objetiva impulsionar esses dois aspectos do ator no sentido de incentivar a sua composição no palco. “Clown: construção de um corpo cômico através da musicalidade” centra-se nessa técnica clássica de representar, aliando-a a elementos de percussão e danças tradicionais nordestinas. Todas as oficinas serão gratuitas e acontecerão na Casa da Cultura de Teresina, de 8 a 10 de junho, nos seguintes horários:

“Tecendo Partituras” – 9h às 13h

“Energia e Expressividade” – 9h às 13h

“Clown: construção de um corpo cômico através da musicalidade” – 14h às 18h.
Cada turma tem um número limite de 15 alunos. As inscrições já estão abertas e são feitas no Espaço Cultural Trilhos. Maiores informações pelo telefone 3223-2325.

O projeto

“Clássicos Teatrais no Nordeste” percorre um roteiro de trabalho centrado em apresentações dos dois espetáculos do repertório; “Branca”, versão do original clássico de Dias Gomes “O Santo Inquérito” e “Os Sonhos de Segismundo”, trabalho intertextual dos clássicos A Vida é Sonho” de Calderón de La Barca, “Cem Anos de Solidão” de Gabriel Garcia Marquez, “Obras Escolhidas” de Eduardo Galeano, “Romances” de Jorge Amado e Literatura de Cordel. Também incluída no roteiro, a descoberta, troca e desenvolvimento de intercâmbios entre os grupos de teatro dos três estados nordestinos visitados, através de cursos de teatro e de encontros espalhados do NORTEA (Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste). Essa foi a forma encontrada pelo Oco de localizar outros grupos que desenvolvem um trabalho de pesquisa na procura de novos horizontes para o teatro nordestino.

Nenhum comentário: