O Grupo Humanitas de Teatro é um centro de pesquisa teatral onde o foco de atenção é o trabalho do ator, sua arte. Aqui vocês vão poder conferir a trajetória desta companhia que, desde 2000, faz história na cidade de Timon - MA.



quinta-feira, 12 de maio de 2016

HUMANITAS COMEMORA 16 ANOS




O Humanitas - grupo de teatro (atualmente composto por Eristóteles Pegado, Solange Santos, Adriana Campelo, Iarla Ribeiro, Flávia Souza, Júnior Vasconcelos e Júnior Marks) comemora 16 anos de atuação dedicados aos palcos brasileiros este ano. 

Ao longo da caminhada o grupo já participou de importantes festivais nacionais e internacionais e acumula prêmios de Melhor Ator, Melhor espetáculo, Melhor ator coadjuvante, dentre outros. A companhia é responsável pelo "Encontro dos artistas timonenses", "Paixão de Cristo de Timon" e "O Auto de Natal timonense". A comemoração será de 13 a 17 de junho no Complexo Cultural Club dos Diários (Galeria Nonato de Oliveira / Teatro Torquato Neto) e Theatro 4 de setembro. 

O evento contará com grandes nomes do teatro do Maranhão, Piauí e Ceará. Além da Mostra repertório, que traz aos palcos “Meu último amor acabou antes de ontem”, clássico da trupe que lhes concedeu notoriedade no meio artístico, e “Quando o amor é assim e não assado”, monólogo que aborda as questões homoafetivas, que acumula prêmios e elogios de crítica por onde passa, a companhia estreará novo espetáculo. Trata-se de “As sete irmãs”, do dramaturgo cearense Walden Luiz. “Conhecemos o Walden num festival em Fortaleza em que ganhamos com o “Assim, assado” o prêmio de “Texto original”. Trocamos livros e num deles estava esse texto dele que achamos fantástico. Ligamos e pedimos a autorização e ele liberou na hora (risos)”, diz Júnior Marks que assina a direção do novo espetáculo e dirige a companhia desde a fundação em 2000. 

Para Marks comemorar 16 anos de existência de uma companhia teatral em nossa cidade é extremamente singular. “Confesso que não foi fácil chegar até aqui. Muitos percalços, muita falta de apoio. Se a gente não fizer teatro por amor a gente não faz nunca. Chegamos num ponto que isso tem que acabar. Isso é uma profissão como qualquer outra. Só amor não tá dando pra nos sustentar. Falta apoio, falta prestígio, falta FÉ de que a Arte nos aponte uma saída”, desabafa. A semana que comemorará os 16 anos da companhia, que tem como tema #16anoscheiosdear, também contará com uma exposição de figurinos, matérias de jornais e adereços dos principais trabalhos do grupo. 

Confira a programação e agende-se!

PROGRAMAÇÃO:

13/06: Abertura da exposição "‪#‎16anos" (Galeria de Arte do Club dos Diários "Nonato Oliveira" - 19h00);

14/06: Estreia do espetáculo "As sete irmãs" (Theatro 4 de setembro - 19h00);

15/06: Visitação aberta à Exposição "#16anos" (Galeria de Arte do Club dos Diários "Nonato Oliveira" - 08h00 - 18h00);

16/06: Reapresentação do espetáculo "Meu último amor acabou antes de ontem" (Teatro Torquato Neto - 19h00);

17/06: Apresentação do espetáculo "Quando o amor é assim e não assado" (Teatro Torquato Neto - 19h00) e Solenidade de encerramento com a apresentação do espetáculo "De última Pocket Show" do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes (Galeria de Arte do Club dos Diários "Nonato Oliveira" - 21h00);

Nenhum comentário: