O Grupo Humanitas de Teatro é um centro de pesquisa teatral onde o foco de atenção é o trabalho do ator, sua arte. Aqui vocês vão poder conferir a trajetória desta companhia que, desde 2000, faz história na cidade de Timon - MA.



terça-feira, 17 de novembro de 2015

HUMANITAS CONQUISTA MAIS UMA CRÍTICA



Na última sexta-feira (13/11), Júnior Marks compôs a programação da X Semana de Teatro no Maranhão com o "Quando o Amor é assim e não assado", espetáculo realizado pelo Humanitas - grupo de teatro. No dia seguinte, Urias de Oliveira* (Um dos homenageados da Semana) escreve sobre o espetáculo o que segue:


"TIMON TEM TEATRO.

Tenho acompanhado com afinco a X semana de teatro no maranhão e visto o esforço de todos os artistas; muita gente nova experimentado e isso é bom; muita gente já com carreira definida e isso é melhor ainda. A noite de ontem foi bastante especial pois já com olhos treinados tecnicamente em excesso me é difícil as vezes assistir um espetáculo com olhar ingênuo e tocado pelo puro gosto pela arte, mas mesmo assim tento praticar o exercício de me desarmar da técnica ao assistir um espetáculo. 

Vi ontem o espetáculo da Cia Humanitas de teatro, de Timon - MA e em cena estava Junior Marks, ator e autor do texto "QUANDO O AMOR É ASSIM E NÃO ASSADO. É, sem dúvida, um espetáculo sem pretensão de ser um "grande espetáculo" e por isso talvez tenha sido UM ESPETÁCULO. A noite pra mim foi coroada, pois o texto, de uma leveza quase indizível e a técnica do ator, fez uma plateia, repleta de adolescentes, ficar quieta e silenciosa, com olhos vidrados no palco, onde Junior Marks transitava e manipulava os objetos e cenário com divina segurança e maestria de quem sabe o que faz e faz o que veio fazer: um espetáculo de teatro. Foram 45 minutos de encantamento falando de um tema que todos nós já vivenciamos e que talvez por isso também tenha magnetizado a plateia. Um cenário simples com figurino cotidiano sem exageros, músicas que todos conhecemos e iluminação impecável nos arrastou pra dentro da história e nos deliciou com toda a leveza de uma comédia romântica.

Sim, fiquei surpreso com o maravilhoso presente recebido no Teatro Alcione Nazaré e não só eu mas todos que ali estavam, puderam sair do teatro com um sorriso nos olhos e um afago no coração. Se a Semana estivesse se encerrando com "Quando o amor é assim e não assado" poderíamos dizer que fora fechada com chave de ouro, mas a semana continua e espero que tenhamos mais gratas surpresas até o encerramento. Parabéns ao Humanitas de teatro e a comissão organizadora da X semana de Teatro no Maranhão. Parabéns ao autor e ator Junior Marks, a honesta direção de Luciano Brandão e gratidão a toda equipe que lhe acompanha. EVOÉ A TODOS E O TEATRO VIVE!"


*Urias de Oliveira é ator maranhense com trabalhos em cartaz no Brasil e Exterior. Atualmente atua no espetáculo "A Solidão de Dom Quixote".


Fonte: https://www.facebook.com/urias.filho/posts/10207474636080734?fref=nf

Nenhum comentário: